O Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano apresenta um conjunto de atividades interligadas, tornando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, nos primeiros anos do ensino fundamental mais concretos, dinâmicos e prazerosos. Desenvolver, organizar, opinar. Isso é educação de verdade.
O Colégio Stella Maris tem na composição de sua prática pedagógica os eixos de Linguagem Oral e Escrita; Noções Lógico – Matemáticas; Natureza e Sociedade; Inglês; Artes; Música; Movimento; Identidade e Autonomia.
Entendemos que a criança deve ser vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Sendo assim, acreditamos que o Ensino Fundamental I é uma etapa de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, em todos os seus aspectos biológico, psicológico, social e na construção de valores.
Crescer – no sentido de ganhar forma, autonomia, adquirir personalidade forte e consolidar valores importantes que contribuam com suas relações sociais e hábitos que o engajem na busca pelo conhecimento e desenvolvimento cognitivo com interesse e motivação.
Aprender – foco muito grande em garantir o aprendizado dos conceitos iniciais, em cada um dos conteúdos trabalhados, evitando lacunas e garantindo que pilares cognitivos sólidos sejam desenvolvidos para que todos os pré-requisitos necessários ao desenvolvimento futuro do aluno estejam sedimentados.
Experimentar – Desenvolver o poder de investigação, a curiosidade e análise de hipóteses, expor a necessidade de pensar para contornar obstáculos e solucionar problemas. Experimentar diferentes emoções, lidar com frustrações, com a sensação de erro e acerto, vitória e derrota, promover a resiliência.
As crianças em processo de adaptação serão recebidas pela Equipe Stella Maris na sala de aula. Contamos com o apoio, compreensão e incentivo dos pais para que haja sucesso na adaptação e desenvolvimento das mesmas.
Nesse sentido, não será permitida a permanência dos pais e responsáveis na sala de aula ou mesmo no bosque, pois haverá assistência dos profissionais da escola para toda e qualquer orientação e, se necessário, faremos contato telefônico.
Os uniformes do Colégio Stella Maris são comercializados por lojas especializadas em confecção de uniformes escolares autorizadas pelo Colégio Stella Maris. As peças desenvolvidas buscam atender às necessidades de clima, conforto, praticidade e faixa etária de cada aluno. Você pode verificar a lista completa de uniformes aqui.
O Colégio Stella Maris conta com um quadro de professores comprometidos, cientes das responsabilidades de ensinar e de desenvolver as competências de uma criança de forma lúdica, utilizando-se do afeto, da criatividade e da capacidade de transmissão de conteúdo formal. A equipe é experiente, conta com professores regentes, auxiliares e professores especialistas no desenvolvimento de certas habilidades específicas, como a psicomotricidade. O objetivo da equipe é concluir de maneira plena todas as etapas do desenvolvimento motor, psicológico, social e emocional da criança, por meio do concreto e do lúdico, ambientando a criança no processo histórico e social no qual está inserida. Desta forma, ela ingressará no Ensino Fundamental com todos os pré-requisitos necessários para um excelente aprendizado e um processo de alfabetização bem-sucedido.
1° ano
Manhã

Nome:
Josiane
Turma:
A
Função:
Regente

Nome:
Luciano
Turma:
A
Função:
Educação Física

Nome:
Natalia
Turma:
A
Função:
Inglês

Nome:
Luiz Roberto
Turma:
A
Função:
Xadrez

Nome:
Silmar
Turma:
A
Função:
Música

Nome:
Ana Paula
Turma:
A
Função:
Arte

Nome:
Christiane
Turma:
Integral I
Função:
Regente

Nome:
Andrele
Turma:
Integral II
Função:
Regente
Tarde

Nome:
Sueli
Turma:
B
Função:
Regente

Nome:
Christiane
Turma:
C
Função:
Regente

Nome:
Andrele
Turma:
D
Função:
Regente

Nome:
Gustavo e Katryne
Turma:
B, C e D
Função:
Educação Física

Nome:
Luiz Roberto
Turma:
B, C e D
Função:
Xadrez

Nome:
Silmar
Turma:
B, C e D
Função:
Música

Nome:
Ana Paula
Turma:
B, C e D
Função:
Arte

Nome:
Melissa
Turma:
B, C e D
Função:
Inglês
2° ano
Manhã

Nome:
Manuella
Turma:
A
Função:
Regente

Nome:
Luciano
Turma:
A
Função:
Educação Física

Nome:
Natalia
Turma:
A
Função:
Inglês

Nome:
Luiz Roberto
Turma:
A
Função:
Xadrez

Nome:
Silmar
Turma:
A
Função:
Música

Nome:
Ana Paula
Turma:
A
Função:
Arte

Nome:
Alessandra
Turma:
Integral
Função:
Regente
Tarde

Nome:
Manuella
Turma:
B
Função:
Regente

Nome:
Carine
Turma:
C
Função:
Regente

Nome:
Josiane
Turma:
D
Função:
Regente

Nome:
Luiz Filipe
Turma:
B, C e D
Função:
Educação Física

Nome:
Luiz Roberto
Turma:
B, C e D
Função:
Xadrez

Nome:
Silmar
Turma:
B, C e D
Função:
Música

Nome:
Kátia
Turma:
B, C e D
Função:
Arte

Nome:
Nathalia
Turma:
B, C e D
Função:
Inglês
3° ano
Manhã

Nome:
Ana Carolina e Juliana
Turma:
A
Função:
Regente

Nome:
Luciano
Turma:
A
Função:
Educação Física

Nome:
Natália
Turma:
A
Função:
Inglês

Nome:
Luiz Roberto
Turma:
A
Função:
Xadrez

Nome:
Silmar
Turma:
A
Função:
Música

Nome:
Ana Paula
Turma:
A
Função:
Arte

Nome:
Carine
Turma:
Integral
Função:
Regente
Tarde

Nome:
Ana Carolina e Juliana
Turma:
B
Função:
Regente

Nome:
Adriane
Turma:
C
Função:
Regente

Nome:
Ivete
Turma:
B e C
Função:
Educação Física

Nome:
Luiz Roberto
Turma:
B e C
Função:
Xadrez

Nome:
Silmar
Turma:
B e C
Função:
Música

Nome:
Kátia
Turma:
B e C
Função:
Arte

Nome:
Melissa
Turma:
B e C
Função:
Inglês
4° ANO
Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Produção de Texto)

Nome:
Adriane
Turma:
A (manhã)

Nome:
Sandra
Turma:
A (manhã)
B e C (tarde)

Nome:
Michele
Turma:
B e C (tarde)
Matemática

Nome:
Rafaella
Turma:
A (manhã)
B (tarde)
C (tarde)
História

Nome:
Marília
Turma:
A (manhã)
B (tarde)
C (tarde)
Geografia

Nome:
Marília
Turma:
A (manhã)
B (tarde)
C (tarde)
Ciências

Nome:
Heluisa e Karen
Turma:
A (manhã)
B e C (tarde)
Inglês

Nome:
Natália
Turma:
A (manhã)

Nome:
Roberta
Turma:
B (tarde)
C (tarde)
Educação Física

Nome:
Eliel
Turma:
A (manhã)

Nome:
Ivete
Turma:
B (tarde)
C (tarde)
Arte

Nome:
Kátia
Turma:
A (manhã)
B e C (tarde)
Música

Nome:
Silmar
Turma:
A (manhã)
B (tarde)
C (tarde)
Integral

Nome:
Anita
Turma:
Integral
5° ANO
Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Produção de Texto)

Nome:
Adriane
Turma:
A (manhã)

Nome:
Michele
Turma:
B e C (tarde)

Nome:
Sandra
Turma:
A (manhã)
B e C (tarde)
Matemática

Nome:
Gabriela
Turma:
A (manhã)

Nome:
Rafaela
Turma:
B e C (tarde)
História

Nome:
Marília
Turma:
A (manhã)

Nome:
Juliana
Turma:
B e C (tarde)
Geografia

Nome:
Marília
Turma:
A (manhã)
B e C (tarde)
Ciências

Nome:
Heluisa e Karen
Turma:
A (manhã)
B e C (tarde)
Inglês

Nome:
Natália
Turma:
A (manhã)

Nome:
Roberta
Turma:
B e C (tarde)
Educação Física

Nome:
Eliel
Turma:
A (manhã)

Nome:
Ivete
Turma:
B e C (tarde)
Arte

Nome:
Ana Paula
Turma:
A (manhã)

Nome:
Kátia
Turma:
B e C (tarde)
Música

Nome:
Silmar
Turma:
A (manhã)
B e C (tarde)
Integral

Nome:
Sandra S.
Turma:
Integral
A avaliação no Colégio Stella Maris ocorre durante o ano todo, é um processo contínuo. Como organizamos o nosso sistema em bimestres, também temos o nosso processo avaliativo dividido em 4 bimestres:
1.º bimestre: fevereiro a abril
2.º bimestre: maio a julho
3.º bimestre: agosto a setembro
4.º bimestre: outubro a dezembro
O resultado do processo avaliativo é expresso em nota de 0 a 100 pontos, tendo por média de aproveitamento, no mínimo, a nota 60. Assim, será considerado aprovado por média o aluno que obtiver a somatória de 180 pontos ou mais ao final do ano letivo no 2.° ano do Ensino Fundamental I e 240 pontos ou mais ao final do ano letivo do 3.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Os alunos realizam provas bimestrais todas as semanas a partir do 2.° ano do Ensino Fundamental I. O 2.° ano, a partir do 2.° bimestre; do 3.° ao 9.° ano, desde o 1.° bimestre.
MÉDIA BIMESTRAL / RESULTADO DO BIMESTRE
O resultado do bimestre é obtido por meio da seguinte proposta de trabalho:
1.° ano
No 1.° ano do Ensino Fundamental I os alunos são avaliados por critérios previamente estabelecidos, quando são considerados os conteúdos básicos do ano, os quais são expressos com descritores que revelam o aproveitamento do aluno em cada bimestre: A (atingiu), ED (em desenvolvimento) e NA (não atingiu). Não há retenção de alunos no 1.° ano do Ensino Fundamental I. A promoção é feita ao final do ano letivo, quando junto com os indicadores de aprendizagem de cada disciplina, um relatório (parecer descritivo) descreve o desempenho e aproveitamento do aluno, o qual servirá como suporte para o trabalho pedagógico do pedagogo e do docente na sequência dos estudos da criança.
Ensino Fundamental do 2.° ano ao 5.° ano
Provas bimestrais e trabalhos
Obs: 2.° ano – Avaliação somente a partir do 2.° bimestre.
Horários de Aula do Turno Manhã
1.° ao 3.° ano das 7h30min às 11h50min
1ª aula
2ª aula
RECREIO
3ª aula
4ª aula
5ª aula
7h30min às 8h20min
8h20min às 9h10min
9h10min às 9h30min
9h30min às 10h20min
10h20min às 11h10min
11h10min às 11h50min
4.º e 5.º ano – das 7h30min às 12h
1ª aula
2ª aula
RECREIO
3ª aula
4ª aula
5ª aula
7h30min às 8h20min
8h20min às 9h10min
9h10min às 9h30min
9h30min às 10h20min
10h20min às 11h10min
11h10min às 12h00min
Horários de Aula do Turno da Tarde
1.º ao 3.º ano – das 13h20min às 17h40min
1.ª aula
2.ª aula
RECREIO
3.ª aula
4.ª aula
5.ª aula
13h20min às 14h10min
14h10min às 15h
15h às 15h20min
15h20min às 16h10min
16h10min às 17h
17h às 17h40min
4.º e 5.º ano – das 13h20min às 17h50min
1.ª aula
2.ª aula
RECREIO
3.ª aula
4.ª aula
5.ª aula
13h20min às 14h10min
14h10min às 15h
15h às 15h20min
15h20min às 16h10min
16h10min às 17h
17h às 17h50min
Horários de Aula do Integral
Das 7h30min às 17h40min (até o 3º ano) e 17h50min (4º e 5º ano) – com tolerância até às 19h.
Procedimento
Entrada:
Os portões serão abertos às 7h no turno da manhã e às 13h no turno da tarde.
Os alunos do período da tarde não devem chegar antes das 13h.
Os alunos do Período Integral serão recebidos a partir das 7h.
Saída:
Na saída, os portões serão abertos às 11h50min da Educação Infantil ao 3.° ano; às 12h para os alunos do 4.° ao 8.° ano; e às 12h40min para os alunos do 9º ano ao Ensino Médio.
No período da tarde, os portões serão abertos às 17h40min da Educação Infantil ao 3.° ano; às 17h50min para os alunos do 4.° ao 6.° ano; e às 18h30min, nas terças e quintas-feiras, para os alunos do Ensino Médio.
- A saída da criança só será autorizada com a presença dos pais e/ou responsáveis, ou mediante autorização via agenda. RESSALTA-SE QUE, MESMO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, A SAÍDA ANTECIPADA SOMENTE SERÁ AUTORIZADA MEDIANTE COMUNICAÇÃO POR ESCRITO ASSINADA PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. NÃO SERÃO PERMITIDAS SAÍDAS ANTECIPADAS, QUANDO O ALUNO, POR INICIATIVA PRÓPRIA, TELEFONAR PARA OS PAIS, SEM ANTES AVISAR A COORDENAÇÃO/DIREÇÃO.
- A saída de crianças desacompanhadas só será autorizada mediante documento, esclarecendo o motivo e a hora da saída, assinado pelo responsável e entregue antecipadamente ao Colégio.
- O Colégio desconsiderará qualquer “recado” sobre os filhos, realizado por meio de vizinhos ou amigos – só serão consideradas comunicações diretas dos próprios responsáveis.
- O aluno que chegar atrasado só entrará no segundo horário, para que se evitem interrupções durante as aulas. Evitem atrasos para que não ocorram prejuízos no processo de aprendizagem do aluno.
Observações:
Após o sinal, os alunos entrarão em sala acompanhados por funcionários do Colégio. Não será permitida a entrada de pais em sala no início e término do horário das aulas, pois prejudica o processo pedagógico de aprendizagem e diminui a atenção que o(a) professor(a) deve dirigir aos alunos. Após o sinal de início das aulas, não será permitido o trânsito de pais ou responsáveis pelo Colégio, qualquer necessidade deve ser comunicada à secretaria.
A permanência do aluno no Colégio fora do horário do seu turno regular, só será permitida por convocação do Colégio e mediante autorização por escrito dos pais/responsáveis.
Os pais/responsáveis que desejarem acompanhar seus filhos até a sala, deverão requerer o cartão do responsável na secretaria.
Os pais/responsáveis só deverão utilizar os portões da rua Marechal Mallet e da rua Rocha Pombo para entrar no Colégio. Não se pode fazer uso da entrada pela secretaria.
Catraca:
- Cada cartão de acesso autorizará somente uma passagem na catraca;
- Os cartões têm leitura por aproximação, por isso poderão ser mantidos dentro da mochila das crianças;
- O cartão do aluno é de uso exclusivo do aluno;
- O cartão não terá prazo de validade, portanto o aluno o usará durante todo o período que permanecer no Colégio;
- Os cartões que apresentarem problemas deverão ser encaminhados à secretaria;
- Os alunos deverão aguardar seus pais antes das catracas (rua Rocha Pombo e rua Marechal Mallet), pois a passagem do cartão na saída formalizará o desligamento do Colégio;
- O cartão do responsável deverá ser solicitado na secretaria e será cobrado taxa;
- Os pais e responsáveis também podem acessar o colégio por meio da biometria.
ATENÇÃO: A tolerância de permanência dos alunos até as 19h30min é dada àqueles que estão matriculados no Período Integral, outros alunos que precisarem utilizar-se do período de permanência posterior às 18h15min – para o período da tarde – e 12h30min – para o período da manhã – devem comunicar à secretaria e pagar taxa adicional do serviço.
Ensino Meio Período
A concepção de criança refere-se à prática pedagógica. Nesta vertente, a aprendizagem é um processo essencial na apropriação das qualidades humanas, pois é a impulsionadora do desenvolvimento. Portanto, a prática pedagógica é capaz de revelar uma específica imagem da criança, além de percebê-la como sujeito de sua atividade, capaz e competente na sua relação com o mundo. Tal visão contribui para uma criança rica em potencialidades e competências, ativa e ansiosa para se engajar no mundo da cultura, historicamente constituído. A infância, por sua vez, é entendida não como um acontecimento estático, mergulhado em um vazio social, mas sim como um fenômeno concreto (material e imaterial) e, por isso, mediatizado por temas sociais, políticos e econômicos do mundo contemporâneo.
Ensino Período Integral
A proposta do Período Integral do Colégio Stella Maris privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma perspectiva do tempo de permanência no Colégio. Partimos do pressuposto de que o Período Integral deve transformar a escola na extensão da casa do aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para se socializar, praticar um esporte, uma atividade artística, brincar bastante, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar. Entendemos que o aluno deve desenvolver toda rotina de estudos necessária para o bom aprendizado, e garantimos isso com o acompanhamento diário e personalizado da sua rotina de estudos, realização de tarefas de casa e pesquisas. No entanto, também compreendemos que ele deve se divertir em um ambiente agradável no qual se sinta seguro e à vontade, sempre bem alimentado, e tendo sim, dentro de uma rotina correta, o seu tempo de descanso e/ou atividades livres que otimizarão o seu rendimento.
Ensino Modelo Almoço
O Modelo Almoço surgiu como um período intermediário. A chegada é a partir das 10h30 para almoçar, higiene e descanso e o curricular regular acontece no período da tarde.
Horários de Funcionamento
O Período Integral funciona da seguinte forma: atividades extracurriculares são desenvolvidas ao longo do turno da manhã e atividades curriculares ao longo do turno da tarde.
Horários:
Início: 7h30min com tolerância para entrada de alunos até às 9h. Abertura dos portões: 7h
Término: 17h40min (até o 3º ano) e 17h50min (4º e 5º ano) com tolerância até às 19h30min. Abertura dos portões:17h40min
As tolerâncias existem para adequar os horários à necessidade prática diária dos pais.
Objetivos do Período Integral
O Período Integral do Colégio Stella Maris atende aos alunos do Maternal ao 5° ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos:
AMPLIAR o tempo de permanência do educando na escola, proporcionando momentos de lazer e convívio social;
ACOMPANHAR as tarefas de casa ou pesquisas, desenvolvendo o senso de responsabilidade e organização;
PROPORCIONAR momentos lúdicos diários, pois o brincar é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando;
DESENVOLVER habilidades e potencialidades por meio de diferentes atividades extras;
REPRODUZIR a rotina diária do educando, funcionando como extensão da sua casa, assegurando o momento de tarefas, estudos, alimentação, higiene, atividade extracurricular, brincadeiras e esporte de forma organizada e ordenada, lúdica e interessante.
Acompanhamento Pedagógico
No Período Integral é de extrema importância o desenvolvimento e o acompanhamento da rotina de estudo do aluno.
Sendo assim, os alunos contam com horários específicos para o acompanhamento pedagógico na realização das tarefas de casa, contando com profissionais especializados que os orientam individualmente, obedecendo as características e realidades específicas de cada crianças.
Acompanhamento Pedagógico
Iniciação esportiva e natação
Buscam desenvolver desde cedo nos alunos o espírito coletivo, o ganhar e o perder. As atividades propostas são:
- Futsal
- Judô
- Dança
- Recreação
- Natação*
*Natação:
Considerado o esporte mais completo e saudável já inventado, a natação desenvolve nas crianças autonomia, o lado psicológico, além de apresentar um impacto extremamente positivo no sistema fisiológico da criança.
O Colégio Stella Maris possui convênio com a escola de natação Mobi Dick. Os alunos são transportados até a escola acompanhados por professores e coordenadores, para que possam desenvolver a atividade com a supervisão de especialistas e em um espaço físico seguro e apropriado.
Inglês
Língua Estrangeira (Inglês):
Como sabemos, a globalização é um processo que tomou conta do mundo.
É imprescindível que desde os anos iniciais a criança se acostume com os sons e com a oralidade da língua mais falada no planeta, o Inglês. Este trabalho facilitará o aprendizado futuro e o domínio natural deste importante idioma.
Atividades Socioambientais
A educação ambiental é de suma importância para o desenvolvimento de conceitos importantíssimos para a formação de valores da criança. Solidariedade, higiene, responsabilidade, altruísmo e organização, por exemplo, são características completamente estimuladas por este tipo de trabalho.
Desta forma, no Período Integral, nossos alunos aprendem a trabalhar com a terra, com o processo, a importância e o conceito de reciclagem e reutilização de materiais. Aprendem, ainda, a respeitar e cuidar de animais e plantas, e a compreender a importância de respeitar tudo aquilo que faz parte da realidade que nos cerca.
Jogos lógicos
Esta atividade propõe a prática de jogos que buscam desenvolver a atenção e a concentração da criança, estimulando o raciocínio lógico e matemático de forma lúdica e divertida. São exemplos de jogos: xadrez, tangram, quebra-cabeças, desafios lógicos, jogos de tabuleiros e jogos eletrônicos.
Biblioteca e Sala de Leitura
Toda criança deve ter o momento de ouvir uma história ou um conto. Algo que estimule a sua imaginação e que desperte o espírito leitor e o gosto pelos livros.
O Colégio Stella Maris acredita que não há nada mais eficaz para o desenvolvimento de um ser humano do que o incentivo ao conhecimento por meio dos livros. Desta forma, utilizamos o espaço da biblioteca e a sala de leitura frequentemente, desenvolvendo uma rotina de contação de histórias e leitura com nossas crianças que fará toda a diferença na formação intelectual e de caráter de cada uma delas.
Recreação e Brinquedoteca
Toda criança precisa aprender e nada melhor do que aprender brincando. A proposta de ensino do Colégio Stella Maris, em resumo, baseia-se em obedecer as etapas de desenvolvimento do aluno e isto implica em incentivá-lo a se divertir, socializar e brincar.
No período destinado à recreação, incentivamos momentos de confraternização, priorizando o envolvimento do grupo, valorizando a diversidade e o respeito às diferenças, por meio de brincadeiras e jogos direcionados. Contamos, para isso, com um espaço físico externo abrangente e salas específicas de brinquedoteca que formam o contexto ideal para o bom desenvolvimento destas atividades.
Almoço, Higiene e Repouso
É obrigação da escola orientar o aluno para uma vida saudável por meio de bons hábitos alimentares e rotinas de saúde.
Para um bom desempenho, toda criança precisa estar bem alimentada, com a higiene regularmente feita e descansada. O Período Integral é a reprodução da rotina que a criança teria no contraturno, caso estivesse em casa. Deve existir o momento da alimentação, da higiene e do descanso, é claro. Os alunos possuem momentos de atividades livres, sobre a supervisão de profissionais responsáveis e, quando necessário, há uma estrutura para dormirem e descansarem.
Roupas e Acessórios
Algumas atividades propostas pelo Período Integral exigem a utilização de roupas e/ou acessórios específicos.
Natação: Sunga ou maiô, óculos de natação, touca, roupão, chinelo, toalha de banho e nécessaire contendo xampu e sabonete.
Judô: Kimono e chinelo.
Dança: Collant, meia-calça, sapatilha, saia e casaquinho (inverno).
Obs.: O tênis faz parte do uniforme e é obrigatório. Por uma questão de segurança, não permitimos a utilização de sandálias, chinelos de dedo, calçados estilo “crocs”, e outros tipos diferentes do tênis para alunos do Período Integral em horário normal de aula.