Preconceito e Intolerância nas Escolas.

Dias atuais
Nos dias atuais, vivemos tempos conturbados, preconceito e intolerância nas escolas e em vários ambientes.
No Brasil e no mundo, está cada vez mais difícil se posicionar sobre algum assunto, seja qual for. A internet e as redes sociais fazem um trabalho bem grande de posicionamento, trazendo conteúdo e informação para qualquer pessoa.


Ambiente Escolar
O preconceito e a intolerância nas escolas dominam um discurso bem importante para as crianças e adolescentes, em que uma nova geração, mais livre de discriminação, se levanta, com pensamentos igualitários e posicionamentos mais firmes em relação ao preconceito.
Mas, infelizmente, ainda existem casos de situações em que pessoas sofrem com o preconceito, seja qual for, principalmente no ambiente escolar, no qual as crianças têm mais dificuldades de entender o diferente.
A escola, como orientadora e educadora, precisa se posicionar contra comportamentos que propaguem a intolerância e o preconceito, porque a partir do momento em que o aluno conhece outras realidades, é mais fácil para ele entender os motivos pelos quais pessoas com outras culturas e comportamentos se portem de maneiras distintas.

Combate à Intolerância e Discriminação:
A ideia é mostrar sempre que não há grupo melhor ou pior, que não há religião mais importante, cultura ou opinião menos importante, mas sim que todas as formas de expressão são válidas e merecem igual respeito.
Dessa forma, aquele comentário que antes era visto como uma piada, inocente para quem proferia, hoje é visto, pela maioria das pessoas, como um ato de preconceito e deve ser evitado e combatido.
Brincadeiras de discriminação, além de serem de mau gosto, apenas reforçam estereótipos que não condizem com a realidade e servem para fomentar ainda mais o desrespeito.
Ninguém é melhor do que ninguém. Todos somos diferentes e complementares e podemos aprender muito se procurarmos entender melhor uns aos outros.