Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I, séries iniciais, apresenta um conjunto de atividades interligadas, tornando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, nos primeiros anos do ensino fundamental mais concretos, dinâmicos e prazerosos. Desenvolver, organizar, opinar. Isso é educação de verdade.

 

O Colégio Stella Maris tem na composição de sua prática pedagógica os eixos de Linguagem Oral e Escrita; Noções Lógico – Matemáticas; Natureza e Sociedade; Inglês; Artes; Música; Movimento; Identidade e Autonomia.

 

Entendemos que a criança deve ser vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Sendo assim, acreditamos que o Ensino Fundamental I é uma etapa de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, em todos os seus aspectos biológico, psicológico, social e na construção de valores.

 

Crescer – no sentido de ganhar forma, autonomia, adquirir personalidade forte e consolidar valores importantes que contribuam com suas relações sociais e hábitos que o engajem na busca pelo conhecimento e desenvolvimento cognitivo com interesse e motivação.

Aprender – foco muito grande em garantir o aprendizado dos conceitos iniciais, em cada um dos conteúdos trabalhados, evitando lacunas e garantindo que pilares cognitivos sólidos sejam desenvolvidos para que todos os pré-requisitos necessários ao desenvolvimento futuro do aluno estejam sedimentados.

Experimentar – Desenvolver o poder de investigação, a curiosidade e análise de hipóteses, expor a necessidade de pensar para contornar obstáculos e solucionar problemas. Experimentar diferentes emoções, lidar com frustrações, com a sensação de erro e acerto, vitória e derrota, promover a resiliência.

 

Processo de adaptação

 

As crianças em processo de adaptação serão recebidas pela Equipe Stella Maris na sala de aula. Contamos com o apoio, compreensão e incentivo dos pais para que haja sucesso na adaptação e desenvolvimento das mesmas.

 

Nesse sentido, não será permitida a permanência dos pais e responsáveis na sala de aula ou mesmo no bosque, pois haverá assistência dos profissionais da escola para toda e qualquer orientação e, se necessário, faremos contato telefônico.

 

Uniformes

 

Os uniformes do Colégio Stella Maris são comercializados por lojas especializadas em confecção de uniformes escolares autorizadas pelo Colégio Stella Maris. As peças desenvolvidas buscam atender às necessidades de clima, conforto, praticidade e faixa etária de cada aluno. Você pode verificar a lista completa de uniformes aqui.

 

Equipe de Professores

 

O Colégio Stella Maris conta com um quadro de professores comprometidos, cientes das responsabilidades de ensinar e de desenvolver as competências de uma criança de forma lúdica, utilizando-se do afeto, da criatividade e da capacidade de transmissão de conteúdo formal. A equipe é experiente, conta com professores regentes, auxiliares e professores especialistas no desenvolvimento de certas habilidades específicas, como a psicomotricidade. O objetivo da equipe é concluir de maneira plena todas as etapas do desenvolvimento motor, psicológico, social e emocional da criança, por meio do concreto e do lúdico, ambientando a criança no processo histórico e social no qual está inserida. Desta forma, ela ingressará no Ensino Fundamental com todos os pré-requisitos necessários para um excelente aprendizado e um processo de alfabetização bem-sucedido.

 

Métodos de Avaliação

 

A avaliação no Colégio Stella Maris ocorre durante o ano todo, é um processo contínuo. Como organizamos o nosso sistema em bimestres, também temos o nosso processo avaliativo dividido em 4 bimestres:

 

1.º bimestre: fevereiro a abril

2.º bimestre: maio a julho

3.º bimestre: agosto a setembro

4.º bimestre: outubro a dezembro

 

O resultado do processo avaliativo é expresso em nota de 0 a 100 pontos, tendo por média de aproveitamento, no mínimo, a nota 60. Assim, será considerado aprovado por média o aluno que obtiver a somatória de 180 pontos ou mais ao final do ano letivo no 2.° ano do Ensino Fundamental I e 240 pontos ou mais ao final do ano letivo do 3.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

 

 

Os alunos realizam provas bimestrais todas as semanas a partir do 2.° ano do Ensino Fundamental I. O 2.° ano, a partir do 2.° bimestre; do 3.° ao 9.° ano, desde o 1.° bimestre.

 

MÉDIA BIMESTRAL / RESULTADO DO BIMESTRE

 

O resultado do bimestre é obtido por meio da seguinte proposta de trabalho:

 

1.° ano

 

No 1.° ano do Ensino Fundamental I os alunos são avaliados por critérios previamente estabelecidos, quando são considerados os conteúdos básicos do ano, os quais são expressos com descritores que revelam o aproveitamento do aluno em cada bimestre: A (atingiu), ED (em desenvolvimento) e NA (não atingiu). Não há retenção de alunos no 1.° ano do Ensino Fundamental I. A promoção é feita ao final do ano letivo, quando junto com os indicadores de aprendizagem de cada disciplina, um relatório (parecer descritivo) descreve o desempenho e aproveitamento do aluno, o qual servirá como suporte para o trabalho pedagógico do pedagogo e do docente na sequência dos estudos da criança.

 

Ensino Fundamental do 2.° ano ao 5.° ano

 

Provas bimestrais e trabalhos

 

Obs: 2.° ano – Avaliação somente a partir do 2.° bimestre.

 

ATENÇÃO: A tolerância de permanência dos alunos até as 19h30min é dada àqueles que estão matriculados no Período Integral, outros alunos que precisarem utilizar-se do período de permanência posterior às 18h15min – para o período da tarde – e 12h30min – para o período da manhã – devem comunicar à secretaria e pagar taxa adicional do serviço.

 

Períodos

 

Ensino Meio Período

 

A concepção de criança refere-se à prática pedagógica. Nesta vertente, a aprendizagem é um processo essencial na apropriação das qualidades humanas, pois é a impulsionadora do desenvolvimento. Portanto, a prática pedagógica é capaz de revelar uma específica imagem da criança, além de percebê-la como sujeito de sua atividade, capaz e competente na sua relação com o mundo. Tal visão contribui para uma criança rica em potencialidades e competências, ativa e ansiosa para se engajar no mundo da cultura, historicamente constituído. A infância, por sua vez, é entendida não como um acontecimento estático, mergulhado em um vazio social, mas sim como um fenômeno concreto (material e imaterial) e, por isso, mediatizado por temas sociais, políticos e econômicos do mundo contemporâneo.

 

Ensino Período Integral

 

A proposta do Período Integral do Colégio Stella Maris privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma perspectiva do tempo de permanência no Colégio. Partimos do pressuposto de que o Período Integral deve transformar a escola na extensão da casa do aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para se socializar, praticar um esporte, uma atividade artística, brincar bastante, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar. Entendemos que o aluno deve desenvolver toda rotina de estudos necessária para o bom aprendizado, e garantimos isso com o acompanhamento diário e personalizado da sua rotina de estudos, realização de tarefas de casa e pesquisas. No entanto, também compreendemos que ele deve se divertir em um ambiente agradável no qual se sinta seguro e à vontade, sempre bem alimentado, e tendo sim, dentro de uma rotina correta, o seu tempo de descanso e/ou atividades livres que otimizarão o seu rendimento.

 

Ensino Modelo Almoço

 

O Modelo Almoço surgiu como um período intermediário. A chegada é a partir das 10h30 para almoçar, higiene e descanso e o curricular regular acontece no período da tarde.

 

Horários de Funcionamento

 

O Período Integral funciona da seguinte forma: atividades extracurriculares são desenvolvidas ao longo do turno da manhã e atividades curriculares ao longo do turno da tarde.

 

Horários:

 

Início: 7h30min com tolerância para entrada de alunos até às 9h. Abertura dos portões: 7h

 

Término: 17h40min (até o 3º ano) e 17h50min (4º e 5º ano) com tolerância até às 19h30min. Abertura dos portões:17h40min

 

As tolerâncias existem para adequar os horários à necessidade prática diária dos pais.

 

Objetivos do Período Integral

 

O Período Integral do Colégio Stella Maris atende aos alunos do Maternal ao 5° ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos:

 

AMPLIAR o tempo de permanência do educando na escola, proporcionando momentos de lazer e convívio social;

 

ACOMPANHAR as tarefas de casa ou pesquisas, desenvolvendo o senso de responsabilidade e organização;

 

PROPORCIONAR momentos lúdicos diários, pois o brincar é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando;

 

DESENVOLVER habilidades e potencialidades por meio de diferentes atividades extras;

 

REPRODUZIR a rotina diária do educando, funcionando como extensão da sua casa, assegurando o momento de tarefas, estudos, alimentação, higiene, atividade extracurricular, brincadeiras e esporte de forma organizada e ordenada, lúdica e interessante.

 

Acompanhamento Pedagógico

 

No Período Integral é de extrema importância o desenvolvimento e o acompanhamento da rotina de estudo do aluno.

 

Sendo assim, os alunos contam com horários específicos para o acompanhamento pedagógico na realização das tarefas de casa, contando com profissionais especializados que os orientam individualmente, obedecendo as características e realidades específicas de cada crianças.

 

Acompanhamento Pedagógico

 

Iniciação esportiva e natação

 

Buscam desenvolver desde cedo nos alunos o espírito coletivo, o ganhar e o perder. As atividades propostas são:

 

  • Futsal
  • Judô
  • Dança
  • Recreação
  • Natação*

 

*Natação:

 

Considerado o esporte mais completo e saudável já inventado, a natação desenvolve nas crianças autonomia, o lado psicológico, além de apresentar um impacto extremamente positivo no sistema fisiológico da criança.

 

O Colégio Stella Maris possui convênio com a escola de natação Mobi Dick. Os alunos são transportados até a escola acompanhados por professores e coordenadores, para que possam desenvolver a atividade com a supervisão de especialistas e em um espaço físico seguro e apropriado.

 

Inglês

 

Língua Estrangeira (Inglês):

 

Como sabemos, a globalização é um processo que tomou conta do mundo.

 

É imprescindível que desde os anos iniciais a criança se acostume com os sons e com a oralidade da língua mais falada no planeta, o Inglês. Este trabalho facilitará o aprendizado futuro e o domínio natural deste importante idioma.

 

Atividades Socioambientais

 

A educação ambiental é de suma importância para o desenvolvimento de conceitos importantíssimos para a formação de valores da criança. Solidariedade, higiene, responsabilidade, altruísmo e organização, por exemplo, são características completamente estimuladas por este tipo de trabalho.

 

Desta forma, no Período Integral, nossos alunos aprendem a trabalhar com a terra, com o processo, a importância e o conceito de reciclagem e reutilização de materiais. Aprendem, ainda, a respeitar e cuidar de animais e plantas, e a compreender a importância de respeitar tudo aquilo que faz parte da realidade que nos cerca.

 

Jogos lógicos

 

Esta atividade propõe a prática de jogos que buscam desenvolver a atenção e a concentração da criança, estimulando o raciocínio lógico e matemático de forma lúdica e divertida. São exemplos de jogos: xadrez, tangram, quebra-cabeças, desafios lógicos, jogos de tabuleiros e jogos eletrônicos.

 

Biblioteca e Sala de Leitura

 

Toda criança deve ter o momento de ouvir uma história ou um conto. Algo que estimule a sua imaginação e que desperte o espírito leitor e o gosto pelos livros.

 

O Colégio Stella Maris acredita que não há nada mais eficaz para o desenvolvimento de um ser humano do que o incentivo ao conhecimento por meio dos livros. Desta forma, utilizamos o espaço da biblioteca e a sala de leitura frequentemente, desenvolvendo uma rotina de contação de histórias e leitura com nossas crianças que fará toda a diferença na formação intelectual e de caráter de cada uma delas.

 

Recreação e Brinquedoteca

 

Toda criança precisa aprender e nada melhor do que aprender brincando. A proposta de ensino do Colégio Stella Maris, em resumo, baseia-se em obedecer as etapas de desenvolvimento do aluno e isto implica em incentivá-lo a se divertir, socializar e brincar.

 

No período destinado à recreação, incentivamos momentos de confraternização, priorizando o envolvimento do grupo, valorizando a diversidade e o respeito às diferenças, por meio de brincadeiras e jogos direcionados. Contamos, para isso, com um espaço físico externo abrangente e salas específicas de brinquedoteca que formam o contexto ideal para o bom desenvolvimento destas atividades.

 

Almoço, Higiene e Repouso

 

É obrigação da escola orientar o aluno para uma vida saudável por meio de bons hábitos alimentares e rotinas de saúde.

 

Para um bom desempenho, toda criança precisa estar bem alimentada, com a higiene regularmente feita e descansada. O Período Integral é a reprodução da rotina que a criança teria no contraturno, caso estivesse em casa. Deve existir o momento da alimentação, da higiene e do descanso, é claro. Os alunos possuem momentos de atividades livres, sobre a supervisão de profissionais responsáveis e, quando necessário, há uma estrutura para dormirem e descansarem.

 

Roupas e Acessórios

 

Algumas atividades propostas pelo Período Integral exigem a utilização de roupas e/ou acessórios específicos.

 

Natação: Sunga ou maiô, óculos de natação, touca, roupão, chinelo, toalha de banho e nécessaire contendo xampu e sabonete.

 

Judô: Kimono e chinelo.

 

Dança: Collant, meia-calça, sapatilha, saia e casaquinho (inverno).

 

Obs.: O tênis faz parte do uniforme e é obrigatório. Por uma questão de segurança, não permitimos a utilização de sandálias, chinelos de dedo, calçados estilo “crocs”, e outros tipos diferentes do tênis para alunos do Período Integral em horário normal de aula.